A ferramenta caneta é utilizada para a criação de vetores, isso significa que com ela você poderá criar desenhos, linhas e formas. Neste artigo vamos explicar como utilizar esta ferramenta.



A caneta é a segunda ferramenta da barra de ferramentas, para utilizá-la, basta clicar sobre a mesma



Posteriormente vá até a área de trabalho, sempre que você der um clique será adicionado um ponto, chamado de ancora. Com duas ancoras, se forma uma linha e deste modo você vai criando o objeto desejado. Se você clicar e arrastar para os lados, a caneta formará uma curva.


Fechando uma forma


Fechar uma forma consiste em colocar o ponto final em cima do ponto inicial, deste modo completando a figura criada, para isso clicar com a ferramenta caneta sobre o primeiro ponto criado. Quando você passa o cursor em cima do ponto inicial, ele ficará amarelo, e isso significará que ao clicar, a forma será fechada.


OBS: Para fechar uma forma, é necessário que o vetor tenha no mínimo 2 pontos


Barra de propriedades

Na barra de propriedades da caneta é possível encontrar as seguintes opções:


1 - Rotação: Nesta área você poderá rotacionar o objeto criado com a caneta


2 - Cor da forma: Aqui você poderá escolher a cor da forma do objeto criando, podendo ser branca, preta ou sem cor.


3 - Espessura da borda: Aqui você poderá configurar qual é a espessura da borda de sua forma


4 - Cor da borda: Neste campo é possível escolher qual a cor da borda que você deseja


Âncora


A ferramenta âncora funciona como um editor da ferramenta caneta, todos os pontos criados com a ferramenta caneta poderão ser modificados com esta ferramenta.


Para selecionar esta ferramenta, basta clicar no terceiro ícone da barra de ferramentas. Ela é selecionada automaticamente quando você fecha uma forma com a caneta.


A barra de propriedades da ferramenta âncora é a mesma da Caneta. Apenas na barra de recursos que esta ferramenta terá suas diferenças. Sempre que você clicar sobre uma âncora a mesma será selecionada e aparecerá as seguintes opções na barra de recursos:


1 - Remover ponto

2 - Converter em curva: adiciona a âncora duas alças, as quais são controladores que permitem a criação e modificação de curvas de curvas

3 - Converter em reta: esta opção remove as alças de uma âncora. 

4 - Quebrar linha: Essa opção só aparece quando tem uma forma fechada e com ela, o ponto selecionado se transformada em dois, podendo abrir a forma e adicionar mais caminhos a ela.


Adicionando um ponto ao caminho


Caso deseje adicionar um ponto a mais em uma forma já criada, basta clicar sobre o seu caminho (contorno azul que aparece quando a forma está selecionada) que um ponto será adicionado. É possível adicionar pontos tanto em formas abertas quanto fechadas.


Agora você já conhece todos os recursos da ferramenta caneta e poderá criar seus textos com maior facilidade. Ficou alguma duvida? nos envie uma mensagem clicando aqui.