Hoje ensinaremos como você pode montar um modelo tradicional de carimbo redondo do zero no BStamper. Nesse tutorial você aprenderá a utilizar diversas ferramentas para atingir o resultado final do seu carimbo e criar seus próprios negativos. 



Iniciando


1. Acesse sua conta do BStamper (https://app.bstamper.com), faça login. Na página da home, clique no botão "Novo negativo". 


Criando o arquivo




2. Será aberta uma janela, vá em "Gabaritos" (1), filtre por "Redondo"(2) e utilize a barra de rolagem até localizar o tamanho "30x30mm"(3) e clique sobre o mesmo. No campo "Nome" preencha o nome do seu negativo, aqui usaremos "Importante - 30x30mm"(4), feito isso, clique em "Criar arquivo"(5). Assim o seu arquivo será criado e aberto.


Criando a borda externa


3. Nosso carimbo terá uma borda na parte externa do conteúdo, então começaremos com ela. Para isso, clique na ferramenta "Forma" e depois escolha a opção "Circulo". Na área de trabalho clique e arraste para criar o circulo (Segure SHIFT para ser criado um circulo perfeito). Após, centralize o circulo em seu carimbo de modo que sobre um pequeno espaço entre o seu circulo e a borda amarela.



3.1 Agora Iremos configurar nosso circulo para que ele se torne uma borda. Para isso, clique em "Estilo da borda" na barra de ferramentas e clique na opção "Linha" que é o segundo botão. Nessa área você poderá configurar sua borda, iremos mante-la com 6px de largura e a alteraremos para a cor "Branca". Você notará que o circulo se tornará maior mas ainda totalmente branco pois ele ainda está com preenchimento, o qual removeremos no próximo passo.


3.2 Ainda na barra de propriedades, vá em "Cor da forma" e clique em "Sem cor". Deste modo, apenas a borda do seu circulo aparecerá. 


Criando os textos em forma



4. Agora criaremos os textos em forma com a palavra "Importante". Aqui será necessário criar um texto diferente para a parte de cima e um para a parte de baixo devido ambos estarem com configurações diferentes. Começaremos pelo texto na parte superior. Clique sobre a ferramenta "Texto em forma" e depois escolha "Texto em circulo".


4.1 Na área de trabalho, clique e arraste com a tecla SHIFT selecionada para criar um texto em forma de um circulo perfeito, será criado um circulo com um texto padrão. Após isso, centralize o seu texto dentro do circulo. 



4.2 Agora iremos editar o conteúdo do nosso Texto em forma. Na barra de propriedades iremos no campo "Texto" e alteraremos o texto para "IMPORTANTE".



4.3 Após, iremos escolher a fonte que usaremos no texto, para isso clique no campo "Selecione sua fonte" e escolha qual desejar. Aqui usaremos a "Arial Black".


4.4 Agora iremos girar nosso texto para que ele fique centralizado com o circulo. Existem dois modos de fazer isso:



A) Você poderá alterar a rotação do seu texto em forma na barra de propriedades, para isso selecione o texto em forma e dê scroll até a área do "Editor de formas". No campo "Rotação" altere o valor para 45°.



B) Você também poderá girar seu objeto manualmente. Para isso, selecione o seu texto em forma e vá até o ponto mais alto da seleção, que fica na parte superior do quadrado de seleção, ao clicar e arrastar ele para os lados o seu texto irá girar. Giraremos para a direita até que atinga a região desejada, que será de 45°. Note que ao chegar neste grau a ferramenta terá um aumento da resistência para girar, ficando levemente mais difícil de girar. Isso serve para que você possa identificar o grau certo com mais facilidade, isso ocorre a cada 45°. 


5. Agora faremos o texto de baixo. Para facilitarmos, iremos selecionar o texto em forma já criado e apertar "CTRL C"

e depois "CTRL V" para copiarmos e colarmos o texto, respectivamente. Após, corrija a posição deixando um texto exatamente em cima do outro e por fim gire o texto copiado à 225°.


6. Agora faremos a borda da parte de dentro do circulo, a mesma será feira do mesmo modo que no passo 3.


Criando o retângulo com texto dentro


7. Vamos fazer a faixa interna escrito "IMPORTANTE" no centro. Iniciaremos com o retângulo que passa pelo centro do carimbo. Para isso, clique na ferramenta "Forma" e posteriormente clique em "Retângulo". Na área de trabalho crie um retângulo e o posicione no centro do circulo.



7.1 Agora adicione uma borda em seu retângulo de 6px na cor branca e deixa-a com as bordas arredondadas. Posteriormente troque a "Cor da forma" para preto.






8. Agora selecione a ferramenta "Texto" e crie um texto dentro do retângulo, clicando e arrastando. Configure-o com a fonte e tamanho que desejar, nós utilizamos a fonte "Arial Black" no tamanho "9pt". Feito isso, utilize os botões de "Alinhamento" e "Alinhamento Vertical" para centralizar o texto conforme mostra no video.


E pronto! Seu negativo redondo está pronto. Agora é só imprimir e produzir seu carimbo!


Ficou alguma duvida? Entre em contato com a gente.