Seja bem vindo ao BStamper!

Este artigo foi montado especialmente para você que está produzindo os seus primeiros negativos no app. Falaremos de dois modos simples em que você poderá fazer um negativo. Utilizaremos como exemplo a produção de um negativo para carimbo CNPJ. Abaixo você poderá ver o video que ensina este passo a passo e também a versão escrita do guia.




Método 1: Criando seu negativo a partir de um modelo pronto CNPJ


Este é o método mais prático para criar carimbos tradicionais, confira o passo a passo.


PASSO 1


Após fazer login, clique em "Novo negativo" na home do aplicativo


PASSO 2


Na janela "Novo negativo" acesse a aba "Modelos Prontos" (1) e pesquise por CNPJ (2). Você também poderá pesquisar pela medida do carimbo (40x60mm). Após localizar o modelo desejado, clique sobre o mesmo para selecioná-lo, ele ficará azul. Posteriormente clique no botão "Abrir Modelo" (3).


PASSO 3


Agora você precisará alterar os dados do modelo pronto para os dados da sua empresa. Você poderá editar o texto dando dois cliques sobre o mesmo ou selecionando o texto com apenas um clique e alterando-o na Caixa de Texto na Barra de Propriedades (1). Você também poderá alterar o tamanho da letra e a fonte da barra de propriedades se desejar (2). 

 

PASSO 4


Após corrigir os dados, clique em "imprimir"

 

O seu negativo está pronto, agora você só precisará realizar a impressão conforme apresentado nos artigos "Imprimindo o negativo - Windows" e "Imprimindo o negativo - MAC OS" de acordo com o sistema operacional do seu computador

 

Método 2: Criando seu negativo CNPJ a partir de um arquivo em branco


Este método é ideal para quem deseja criar um carimbo que ainda não tenha nos modelos prontos. Aqui usaremos o mesmo negativo de exemplo para que você possa comparar ambos os métodos.


PASSO 1 


Após fazer login, clique em "Novo negativo" na home do aplicativo


PASSO 2 


Na janela "Novo Arquivo" acesse a aba "Gabaritos" (1) e pesquise por CNPJ* (2). Você também poderá pesquisar pela medida do carimbo (40x60mm). Após localizar o gabarito desta medida, clique sobre o mesmo para selecioná-lo, ele ficará azul. Posteriormente clique no botão "Criar arquivo" (3).

*Caso a medida que deseje utilizar ainda não tenha um gabarito, você poderá preencher os campos da barra da lateral direita para criar um negativo com medidas personalizadas.

 

PASSO 3


Agora será necessário criar a arte do carimbo, inicie colocando os textos. Clique na ferramenta Texto (1) para selecioná-la. Posteriormente, na área preta do negativo, clique e arraste para formar uma caixa de texto do tamanho do texto que deseja. Indicamos que utilize uma caixa para cada texto.

 

PASSO 4


Com a caixa criada, apague o texto padrão que vem com ela e preencha o texto desejado. Você também poderá utilizar as opções da Barra de Propriedades (1)  para deixar o seu negativo do jeito que deseja, neste caso deixei em negrito (2), troquei o tamanho da fonte para 17pt (3), e alinhei ao centro(4). Posteriormente, criei as demais caixas de texto seguindo mesmo procedimento. Configurações das demais caixas de texto são: Segunda caixa deixei em negrito, 12pt de tamanho da letra e centralizada. Caixas 3 e 4 deixei em regular, 10pt de tamanho da letra e centralizado.


PASSO 5 


Agora falta apenas adicionar a borda do Carimbo CNPJ. Quando é preciso utilizar um desenho ou borda em seu carimbo, primeiramente procure na biblioteca. Caso não tenha, você poderá utilizar as ferramentas "Forma" e "Caneta" para criar o que deseja, como será apresentado em outros artigos. Neste caso, a moldura que precisamos já tem na biblioteca, portanto acesse a biblioteca clicando sobre a mesma na barra de ferramentas (1) e será aberto uma janela. 


PASSO 6 


Procure pelo vetor que deseja em seu carimbo, aqui você também poderá pesquisar se desejar. Posteriormente clique sobre o vetor e clique em "Adicionar" (1). O vetor será adicionado em seu negativo em alguns segundos. Clique em "Ok" (2) para fechar a biblioteca.


PASSO 7


Caso os elementos não estejam na posição que deseja, você poderá move-los clicando em cima do objeto desejado e arrastando-o para onde deseja que ele fique. Posteriormente basta clicar em "Imprimir".

 

O seu negativo está pronto, agora você só precisará realizar a impressão conforme apresentado nos artigos "Imprimindo o negativo - Windows" e "Imprimindo o negativo - MAC OS" de acordo com o sistema operacional do seu computador